Arquivologia - Terminologia arquivística





 

Alguns termos mais usados na área documental pelos arquivistas, devem ser conhecidos , já que várias bancas têm inserido nos concursos questões envolvendo definições de termos arquivísticos.

Acervo – conjunto de documentos de um arquivo

Arquivamento - Consiste na guarda de documentos nos seus devidos lugares.

Acesso - Consulta aos documentos de arquivos.

Antecedente – documento que se junta a outro por se tratar do mesmo assunto e da mesma pessoa.

Apensação – é a juntada de precedentes.

Depósito – local onde os documentos são guardados.

Dossiê – Unidade de arquivamento formada por documentos diversos, inerente a um assunto especifico ou a uma determinada pessoa.

Reclassificação – alteração pela autoridade competente, da classificação de dado, informação, área ou instalação sigilosos.

Unidade de arquivamento – menor conjunto de documentos. Ex: pastas.

 

Questão:

Ao conjunto de documentos de um arquivo denominamos de:

a) Armazenamento.

b) Acondicionamento.

c) Acervo.

d) Acumulação.

 

O Acervo é constituído de todos os documentos existentes num arquivo. É diferente de Fundo de Arquivo que é a composição de documentos produzidos por uma determinada entidade.


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