Melhores técnicas de estudo

 



O sucesso nos estudos depende de inúmeros fatores. Ter em mãos um excelente material ou assistir às aulas dos melhores professores, não é suficiente. Dar atenção à maneira que você estuda e saber quais métodos de estudo você têm adotado , é muito importante.

Tenha um motivo.Não adianta tentar estudar coisas que você odeia. Você precisa estar minimamente interessado, curioso sobre o assunto. Se não for algo que te desperte imediato interesse, seja criativo e encontre uma justificativa pessoal para ficar interessado. 

Concentração. Boa parte dela vem da motivação. Mas é fundamental também preparar o ambiente de estudo, eliminando distrações. Se você não estiver bem descansado, nutrido e saudável, certamente será prejudicado em termos de motivação e concentração. Durma bem, coma bem e ao menos dê umas caminhadas longas todo dia.

Saiba usar o tempo. Ao menos 30 minutos. Não mais que 4 ou 5 horas porque daí estressa demais (neste caso, com pausas a cada 30 minutos). Precisa ser todos os dias. Preferencialmente em horários fixos, como um ritual. Rotina de estudos é tudo. Procure aplicativos que ajudem na direção certa, combatendo assim um dos maiores inimigos da vida acadêmica: a procrastinação.

Use os três níveis de leitura. Faça primeiro uma leitura de sondagem, em poucos minutos. Depois leia pra valer. Nessa segunda leitura marque trechos, escreva comentários, faça uma resenha enquanto lê, etc. Faça uma terceira leitura dessa vez criticando, questionando, conectando esse texto a outros, de maneira sintópica.

Utilize auxílios visuais como:  diagramas, desenhos, mapas mentais, visualizações criativas, etc.

Tenha um caderno, ou pasta, para cada assunto. Todos devem ser bem organizados, e cada assunto fácil de achar. 

Use flash cards para ajudar na memorização. São pequenos pedaços de papel com uma pergunta na frente e uma resposta no verso.

 

Debata o assunto com seus amigos, familiares, etc. Tente ensinar o que está estudando. Usando as suas palavras de modo que a pessoa aprenda. Ensinar é uma das melhores formas de aprender porque te leva a repensar o conteúdo.

 

Faça simulado. Quanto mais avaliações você fizer, melhor. Exponha-se mais a situações estressantes em que seus conhecimentos sejam avaliados. Isso te deixará mais calmo e confiante, além de que ser avaliado também é estudar.


Postar comentário

Deixe seu comentário ou sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.